quinta-feira, 18 de setembro de 2014

O propósito

Seduzidos pela possibilidade de tocarmos num texto que relança as bases duma nova interrogação sobre a nossa História comum e sobre a percepção duma identidade humana e universal, aspiramos a encarar esta criação como um processo de renovação e contaminação artísticas: igualar o texto no propósito de ver sem outros aprioris, tocar na sua matéria, revelá-la com a coragem de sermos desmentidos nas nossas velhas e putrefactas convicções; sermos abalados pela intromissão do outro como inquietação e como iluminação; ter a coragem de recomeçar e de avançar por vias estranhas e indefinidas. 

Propomos assim realizar um conjunto de residências artísticas em que se faça uma abordagem ampla deste texto, reunindo um conjunto de intérpretes e artistas que proponham interpretações e representações próprias do épico. Queremos juntar ao núcleo criativo do projecto, outros artistas locais, profissionais ou não, entre actores, artistas plásticos, músicos, etc. Algumas destas pessoas poderão interessar-se em colaborar na perspectiva do desenvolvimento dum percurso artístico próprio, outras numa perspectiva de enriquecimento da sua formação técnica e artística, outras ainda por curiosidade ou para se darem a conhecer e ao seu trabalho. 

A sessões de leitura e de debate, com apresentação de vários documentos auxiliares para a análise da obra e propostas de interpretação dos seus diferentes episódios, suceder-se-ão períodos de trabalho prático que compreendem exercícios de interpretação oral do próprio texto, como via para uma apropriação das palavras, e propostas de representação na cena de diferentes situações enunciadas. Durante o trabalho, diferentes artistas poderão influenciar as propostas com o vocabulário próprio das suas disciplinas artísticas, no sentido de ampliar as possibilidades expressivas e materiais para abordar teatralmente o texto. 

No final de cada residência, haverá uma apresentação do trabalho encarado como algo em construção e, por isso, inacabado. A esta apresentação seguir-se-á um debate com o público. 

Sem comentários:

Enviar um comentário